Coordenação do Núcleo

Afine Maida Menezes Batista nasceu na cidade de Abreu e Lima (cidade da região metropolitana do Recife) em março de 1985. É estilista, artesã e criadora do Núcleo Colaborativo de Produção e Moda desenvolvido no Ilê Axé Oxalá Talabi. Desde dezembro de 2008, ano que fora iniciado os trabalhos do núcleo, está à frente como coordenadora e vem desenvolvendo as atividades do grupo de trabalho. Já existia no terreiro desde sua fundação as pessoas responsáveis pela criação das roupas, e sua mãe exercia essa função, hoje ela também faz parte do núcleo. Desde sua infância era comum lidar em sua rotina  com costuras e artesanatos, sua mãe herdou de sua avó o dom de trabalhos manuais, artesanais e de costurar, e assim foi passado naturalmente entre as gerações. Sua formação educacional esta intimamente ligada aos orixás, desde sua infância com seus familiares participava de atividades religiosas ligadas ao Candomblé e a Jurema Sagrada. Com apenas quatro anos de idade fora realizado seus primeiros procedimento religiosos iniciático no terreiro Ilê Axé Oxalá Talabi, localizado na cidade de Paulista-PE, terreiro ao qual até hoje a sua família é frequentadora. Atualmente Afine Maida é Ekedi no Candomblé do Axé Talabi, aonde exerce o cargo de Òdásà Òrìsà (estilista dos orixás) e dentro do terreiro coordena e executa a produção e confecção das roupas, dos apetrechos e dos objetos do terreiro. Sobre o assunto Afine relata:

"... Através do núcleo podemos confeccionar em nosso próprio terreiro coisas para os Orixás... isto é muito gratificante para nós, é realmente um processo de criação artesanal coletiva, poder criar um elemento sagrado, uma roupa para os Deuses e no momento da festa ou de certa ocasião ele vir a terra e dançar com aquilo que construímos e criamos com nossos esforços e com nossas próprias mãos... é um sentimento inexplicável!!!

Do terreiro para o mundo, o trabalho se consolidou e o núcleo a partir do seu esforço se afirmou como uma grande oportunidade de negócio. Hoje Afine não está somente envolvida na coordenação e produção do núcleo; ela é uma das gestoras auxiliares do plano de desenvolvimento sustentável e de geração de renda da comunidade do terreiro, e também desenvolve atividades com crianças no Espaço Livre de Criação do Projeto Roda Alamoju. Deste último trabalho destacamos as Pinturas dos Orixás, que foram realizadas a partir de contação de contos e histórias dos Orixás, nelas as crianças identificam as características próprias de cada Orixá, seus elementos, suas cores e seus símbolos e isso reflete na criação da arte coletiva, onde as próprias crianças são incentivadas a destacarem nas pinturas os elementos representativos da individualidade de cada Orixá. Foi criado posteriormente a produção das pinturas, no blog do terreiro Axé Talabi, a Galeria de Pintura do Projeto Roda Alamoju, onde as pinturas estão digitalizadas e expostas.